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Propósito Educativo

O PPMD está enquadrado numa perspetiva de transformação e melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, com apoio de tecnologias e recursos educativos digitais. Através deste projeto, prevê-se que alunos e professores tenham acesso: ► a múltiplos recursos educativos digitais, em diferentes formatos e diferentes tipologias (animações, simulações, vídeos tridimensionais ou outros); ► à oferta conjugada dos manuais escolares em formato digital com uma plataforma onde se pode aceder a recursos multimédia complementares; ► a soluções adaptadas aos alunos, possibilitando a mobilização de medidas de desenvolvimento da aprendizagem.

 

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Projeto Piloto Manuais Digitais

O que é o Projeto-Piloto Manuais Digitais?

Inserido numa das dimensões do Programa de Digitalização para as Escolas, o Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD) foi lançado, em 2020, com o objetivo de acompanhar e monitorizar uma progressiva desmaterialização dos manuais escolares, para que estes possam vir a ser utilizados, em formato digital, por alunos e professores, nas escolas públicas de Portugal Continental.

 

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Carta de Missão[i]

Nome do Diretor: Manuel Correia Caetano Nora

Escalão: 10.º

Agrupamento de Escolas D. Dinis, Loulé

Grupo de Recrutamento: 420

Missão: Projetar o AEDD como agrupamento de referência a nível concelhio e regional, quer quanto à qualidade da educação dos jovens, quer quanto aos resultados escolares e ao sucesso educativo dos alunos e ainda enquanto organização educativa e instituição de ensino público.

Compromissos

Conteúdo

1.º

Desenhar o Plano de Inovação e pilotar a sua aplicação entre anos escolares 2022-2023 e 2024-2025.

2.º

Criar o Referencial de Avaliação do AEDD, tendo em conta os fundamentos e os princípios da avaliação pedagógica e implementar novos critérios de avaliação com descrições dos níveis de desempenho que forneçam feedback de elevada qualidade a todos os alunos.

3.º

Aumentar as taxas de transição/conclusão nos diferentes níveis de ensino, num contexto de elevada percentagem de alunos migrantes e de grande diversidade de línguas maternas na comunidade escolar, concretizando as metas definidas no Plano de Melhoria (PM) TEIP.

4.º

Diminuir a taxa de abandono escolar, do absentismo e da indisciplina, de acordo com as metas definidas no PM TEIP.

5.º

Implementar o Modelo Estratégico de Gestão (MEG), incorporando, nos dois primeiros anos de mandato, novas e mais eficientes ferramentas informáticas de gestão e de apoio às equipas em rede, simplificando os processos de atenção aos alunos e às famílias.

15/09/2021

O Diretor,

Manuel Correia Caetano Nora

 

[i] Artigo 6.º da Portaria N.º 266/2012, de30 de agosto

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