AEDDINIS
População e Comunidade
Situado no litoral, no maior concelho do Algarve, Loulé, Quarteira foi elevada a vila a 28 de junho de 1984 e a cidade a 13 de maio de 1999, pela Lei n.º 52/99, de 24 de junho.
Trata-se de uma freguesia cuja população, cerca de 22 mil habitantes (de acordo com o Censos de 2011), está maioritariamente ligada ao turismo, destacando-se a hotelaria, o comércio e a atividade piscatória com particular relevância na oferta de empregos para a população ativa.
Nos últimos anos, verificou-se um acentuado movimento migratório proveniente maioritariamente da América Latina e da Ásia. Alguns destes imigrantes vivem marcados pela instabilidade profissional, dada a sazonalidade dos empregos e dificuldades no domínio da língua portuguesa, levando alguns inclusivamente a emigrarem de novo para outros países.
Perante esta realidade, têm-se tornado moroso ou difícil o enraizamento e as relações sociais, pelo que as escolas do Agrupamento têm dado uma constante atenção às crianças e aos jovens oriundos destas famílias, através do apoio da Ação Social Escolar (uma média de 41%), procurando também proporcionar, na medida das suas capacidades, a melhor integração possível.
Observando os contextos familiares atuais, em que os progenitores são trabalhadores, maioritariamente no sector do turismo, verifica-se cada vez mais a necessidade de as crianças serem criadas e educadas fora do ambiente familiar, recorrendo a parentes próximos, às amas, a ATL, e a infantários. Há também a considerar alguns casos de crianças provenientes de famílias numerosas desagregadas, e ainda a existência de famílias desestruturadas. Assim, estas crianças e jovens são pouco acompanhados e as suas motivações para o estudo são quase inexistentes.