Mensagem de Boas Vindas

Nora

Em nome da direção do agrupamento de escolas D. Dinis começo por dar as boas-vindas a toda a comunidade educativa: alunos, pais, professores, técnicos superiores, assistentes operacionais, assistentes técnicos e assistentes administrativos.

Um novo ano escolar é sempre um novo recomeço. Com ele abrem-se portas a novos objetivos, expectativas, projetos e muitos desafios, comprometidos que estamos com o futuro dos nossos estudantes.

Este novo ano letivo iniciou-se na esperança da consolidação do trabalho que, no ano anterior, o promissor itinerário de ação pedagógica que, sob a égide do Plano de Inovação “Pedagogia 2030”, permitiu transformar as práticas de sala de aula e as aprendizagens no nosso agrupamento de escolas.

É preciso não esquecer que a necessidade deste processo de inovação decorreu, no plano qualitativo, da “explosão escolar” que vimos assistindo na freguesia de Quarteira, em geral, e no nosso agrupamento de escolas, em particular.

A composição da nossa população escolar tem sido impactada, ao longo dos dois últimos anos letivos, pelos fluxos migratórios registados na nossa comunidade de pertença.

Fruto deste crescimento somos o agrupamento de escolas da região do Algarve com maior número de alunos estrangeiros, pois 39% da nossa população escolar é estrangeira.

Este aumento exponencial do número de alunos e das suas diferentes proveniências tem criado a necessidade de uma crescente complexificação e diversificação da nossa oferta formativa, devido à diversidade da massa estudantil escolarizada oriunda de mais de 40 países.

A diversidade social, de habitat, de contexto familiar, e também de carácter étnico e cultural, fomentados pelos fluxos migratórios que não têm parado de crescer, têm criado a necessidade da expansão e diversificação da nossa oferta formativa.

Esta diversificação da oferta educativa, muito mais imposta pela procura do que favorecida pela oferta, gerou a necessidade de apresentar, ao Ministério a Educação, o Plano de Inovação que foi iniciado no ano letivo passado.

Este plano tem permitido ao nosso agrupamento libertar espaço curricular e promover um estimulante trabalho articulado entre as aprendizagens essenciais e as outras aprendizagens previstas nos diferentes documentos curriculares nacionais, com aprofundamento de temas, explorações interdisciplinares diversificadas, entre outras opções, no âmbito dos domínios de autonomia curricular.

Estamos agora em condições de gizar o nosso projeto educativo que, metaforicamente, constituirá o nosso “foco de luz”, capaz de guiar a ação pedagógica a desenvolver nos próximos 4 anos (2024-2028), encorajando as nossas escolas a mudanças de natureza sistémica, capazes de responder à enorme diversidade cultural e sociolinguística existente nas nossas comunidades escolares.

O repto é o de consubstanciar essas mudanças, através de um papel muito mais ativo dos nossos professores e pessoal não docente, e da necessidade das mesmas ganharem sentido, através da articulação com as entidades externas existentes na nossa comunidade de pertença e que possuem potencial educativo.

O desafio será o de criar um quadro conceptual que possa preparar o terreno e desenvolver um clima propício a uma reflexão capaz de construir ações pedagógicas mais eficazes nas escolas do nosso agrupamento com impacto transformador dos cenários de aprendizagem na sala de aula.

Na convicção de que, face aos desafios que anteriormente apresentei, seremos capazes de construir uma nova ordem educativa local, tendo em conta a pluralidade de atores institucionais, coletivos e individuais, envolvidos e a envolver nos processos educativos, desejo, em nome da direção deste agrupamento de escolas, os maiores sucessos pessoais e académicos a todos os nossos alunos.

Ao pessoal docente e não docente das nossas escolas, desejo, igualmente, os maiores progressos nas suas aprendizagens profissionais na continuidade da ação empreendida, em 2022-2023, pelo nosso plano de inovação.

Bom ano letivo 2023-2024!