padde

Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital (PADDE)

 

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril, aprovou o Plano de Ação para a Transição Digital (PTD), bem como as medidas e as ações estratégicas que o integram enquanto instrumento de intervenção fundamental para a transição digital. O Plano de Ação para a Transição Digital reflete a estratégia definida para a transição digital e condensa a visão do Governo neste domínio, materializada numa estrutura que contempla três principais pilares de atuação: Pilar I - Capacitação e inclusão digital das pessoas; Pilar II - Transformação digital do tecido empresarial; Pilar III - Digitalização do Estado, bem como uma dimensão adicional de catalisação que cria as condições de base a uma acelerada digitalização do País.
A construção do PADDE constitui-se como o documento estratégico do Agrupamento de Escolas D. Dinis, para o uso eficaz das tecnologias de aprendizagem digital na modernização de metodologias de ensino, de práticas de aprendizagem e de avaliação, visando a melhoria contínua da qualidade do ensino e da formação, bem como potenciar a inovação digital. Foi desenvolvido o questionário SELFIE que assenta nas competências digitais desenvolvidas no Agrupamento. As taxas de participação permitiram constituir uma base sólida a identificação das áreas de melhoria e desenvolvimento a melhorar no Agrupamento. O longo período de pandemia sentido ao longo de vários meses propulsionou a utilização das tecnologias nas escolas, proporcionando condições que não eram valorizadas na prática pedagógica permitindo desenvolver práticas digitais inovadoras.
A Equipa de Desenvolvimento Digital (EDD) desenvolveu mecanismos de recolha de dados, promoveu a sua análise como instrumentos orientadores e reguladores que visa utilizar as tecnologias digitais no percurso escolar dos seus alunos, proporcionando condições diversificadas no desenvolvimento pessoal, social e escolar.

 

Documento na Íntegra

 

padde nuvem