A antiga escola D. Dinis, em termos arquitetónicos, enquadrava-se no projeto tipo dos estabelecimentos dos ensino e básico e secundário – T20, que na década de 80 foi construído no nosso país. Era composta por cinco blocos, separados entre si, e um pavilhão desportivo.

O projeto de requalificação da Escola D. Dinis, assinado pelo arquiteto Pedro Mendonça, do atelier de arquitetura “beAbstract”,  teve como objetivo a demolição completa de todos os edifícios escolares existentes, substituindo-os por uma nova estrutura unificada e adaptada aos critérios contemporâneos de funcionalidade e conforto. O novo edifício tem capacidade para 24 salas de aula e 9 salas específicas.

Insere-se numa matriz de arquitetura bioclimática em edifícios envidraçados, espaços amplos e luminosos, redes e equipamentos modernos e eficientes, salas construídas de raiz, incluindo centros de apoio à aprendizagem.

A entrada é constituída por um amplo átrio. Do lado esquerdo, estão situados os espaços administrativos. Já o lado direito alberga as duas alas com salas de aula e um Centro de Recursos, duas salas de EVT, uma sala de ET, dois laboratórios, duas salas de TIC e duas salas de música.

Escola D. Dinis 1 848x509

 

2º e 3º Ciclos


A escola sede, dos 2º e 3º ciclos, tem, no seu espaço, trinta e uma turmas em funcionamento, neste ano letivo de 2023/24:
- seis turmas de 5º ano;
- cinco turmas de 6º ano;
- seis turmas de 7º ano;
- sete turmas de 8º ano;
- seis turmas de 9º ano;
- uma turma Curso de Ensino e Formação, Tipo 3, de 9º ano (Empregado de Restaurante/Bar).