Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

1 CARTAZ

Objetivos:

  • Sensibilizar toda a comunidade escolar do agrupamento, para algumas realidades próprias da pessoa com deficiência e para algumas necessidades específicas, tais como: aspeto diferente, dificuldades de mobilidade, motricidade, lateralidade, equilíbrio e visão.
  • Promover na comunidade educativa do agrupamento, atitudes mais inclusivas e de participação coletiva, maior respeito para com a pessoa com deficiência em geral;
  • Trazer para a escola e para as salas de aula mais momentos de visibilidade da inclusão de todos e qualquer um, para que o preconceito seja cada vez menor.

Atividades a realizar no dia 06 de dezembro de 2023 na EB D. Dinis com J.I.
Atividades a realizar no dia 13 de dezembro de 2023 na EB D. Francisca de Aragão

com J. I.

Estação 1- “As tuas mãos vão descobrir o que tocam“(Sensorial/táctil)
Local: Biblioteca/Jardim de Infância
Material: 2 caixas mistério com diferentes objetos (algodão, sabonete,
esfregão, pedra, concha, pinha, plasticina, tecido, saco com farinha, velcro,
etc…)
Descrição da atividade: Os alunos introduzirão as mãos nas caixas fechadas e
dirão ao monitor da estação quais os objetos que reconheceram.

Estação 2- “Não vale olhar!” (Sensorial / táctil com olhos vendados)
Local: Espaço exterior da escola/Jardim de infância
Material: balão com farinha, esfregão, esponja da loiça, lixa, metal, plástica bolha, papel,
feltro, lã, goma eva, etc;
Descrição da atividade: De olhos vendados os alunos tactearão diferentes texturas, que terão
que identificar e que enumerarão ao monitor.

Estação 3- “A que cheira?” (Sensorial olfativo e visual)
Local: Espaço exterior da escola/Jardim de Infância
Material: champô; detergente da loiça; perfume, vinagre, caril, canela, amaciador da roupa,
azeite, feijão, açúcar, leite, etc.
Descrição da atividade: De olhos vendados os alunos terão que descobrir o que estão a
cheirar. Nesta atividade, o monitor deve destapar os frascos pessoalmente (por questões de
segurança) e dá-los a cheirar aos participantes.

Estação 4- “Pinta sem usar as mãos!” (Destreza e adaptação)
Local: Espaço exterior da escola da escola D. Dinis (Pala)
Material: Tintas, pincéis e papel de cenário
Descrição da atividade: O monitor disponibilizará os materiais aos participantes e estes serão
livres de utilizar uma parte do corpo à sua escolha, com a exceção das mãos na realização da
sua produção artística.

Estação 6- “Gincana Inclusiva” (Motricidade)
Local: Espaço exterior da escola
Material: 3 Muletas e cones de sinalização
Descrição da atividade: Colocam-se os cones em linha sinuosa com percurso de ida e volta em
que os participantes farão a corrida com um pé no ar, apoiados na muleta, sendo
desclassificados se tocarem com o pé no chão. Chegados ao fim da linha, mudam a muleta de
braço e o pé de apoio e completam o percurso de regresso.

Estação 6- “Corrida a seis “pés”! ” (Motricidade)
Local: Espaço exterior da escola
Material: Andarilhos e cordas.
Descrição da atividade: Os participantes irão fazer uma corrida utilizando um andarilho. O
participante irá ter os pés amarrados com uma corda. Vence quem chegar primeiro.

Estação 7- “A que sabe?” (Sensorial/paladar)
Local: Espaço exterior da escola/Jardim de Infância
Material: Frascos de vidro com doce, açúcar, sumo de limão, sal, mel, frutas variadas, etc…)
Descrição da atividade: Os participantes com os olhos vendados irão fazer uma prova de
sabores e terão que adivinhar o alimento e as suas características.