Mensagem do Diretor:


Nesta primeira vez que me dirijo a todos vós, através do Jornal A Voz do Dinis, em nome da direção deste Agrupamento, saúdo toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas D. Dinis, Loulé, e desejo que durante este ano letivo 2017/2018 alcancem todos os vossos objetivos, académicos, profissionais e pessoais.
Setembro é sempre uma espécie de uma segunda primavera, em especial para os mais novos, onde a excitação e alguma ansiedade fazem parte do novo ano letivo que se inicia, pois muitos frequentam pela primeira vez a escola, ou mudam de ciclo ou de estabelecimento de ensino, ávidos por conhecer ou reencontrar colegas, amigos, professores e funcionários.
Os próximos 4 anos, intervalo temporal correspondente ao mandato para que fui eleito, serão tempos de mudança e de desafio coletivo, pois para além da adaptação necessária às novas ideias e medidas a implementar pela nova liderança, teremos de saber conciliar a construção da nova escola dos 2.º e 3.º ciclos com a manutenção do serviço educativo em instalações provisórias, de forma a minimizar os impactos desta realidade no sucesso escolar dos nossos alunos e no dia-a- dia de todos os colaboradores desta organização escolar. O sucesso da Escola, e em especial o dos alunos, depende do envolvimento e empenho de todos os que fazem parte, direta ou indiretamente, desta grande família, sejam alunos, pais e encarregados de educação, pessoal não docente ou professores. O conceito de família não é trazido em vão... somos um Agrupamento que tem uma dimensão não muito grande, onde os 2 estabelecimentos de ensino que o constituem distam poucos quilómetros entre si, permitindo que todos se conheçam com relativa facilidade.
Pretendemos reforçar um sentimento de unidade, através da promoção da Cultura de Escola enquanto agrupamento, envolvendo, sempre que possível, ambas as escolas nas atividades de celebração de festividades ou eventos relevantes para o Agrupamento. Assim, no próximo dia 17 de novembro, pelas 18 horas, no auditório do Centro Autárquico de Quarteira, realizar-se- á a cerimónia de entrega dos Diplomas de Mérito aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos que integraram o Quadro de Mérito do Agrupamento no ano letivo 2016/2017.
A base do respeito mútuo e da existência de um bom ambiente escolar/educativo (tal como deve ser numa família) são essenciais para a prossecução dos nossos objetivos. Para tal é essencial que todos cumpram o mesmo código de regras, ou seja, que todos se norteiem pelo Regulamento Interno do Agrupamento. Assim, foi prioridade desta direção implementar medidas que pretendem reduzir a indisciplina escolar, seja ela de pouca gravidade ou mais elevada, pois todos temos consciência que ela prejudica o sucesso educativo dos nossos alunos.
Em jeito de despedida, referir que é a dedicação e profissionalismo diário dos colaboradores deste Agrupamento, docentes, não docentes e técnicos, que são as pedras basilares deste edifício socioeducativo chamado Escola, que nos permitirá prestar um serviço educativo de excelência à nossa comunidade.

Miguel Boléu